Linhas de Nazca: Inteligência Artificial revela novos geoglifos enigmáticos no Peru
Usando inteligência artificial, um grupo de pesquisadores japoneses encontrou quatro geoglifos previamente desconhecidos na região de Nazca, no Peru. Essas figuras gigantescas desenhadas no solo representam um dos maiores mistérios da era pré-colombiana. A nova descoberta foi revelada em um estudo publicado na revista científica Journal of Archaeological Science.
As chamadas Linhas de Nazca começaram a ser identificadas em 1927, no deserto de mesmo nome. Estima-se que os desenhos foram produzidos entre os anos 100 a.C. e 300 d.C., aproximadamente. Adotando todos os tipos de formas, como espirais ou animais, eles só podem ser observados em sua totalidade a partir de uma vista aérea. Ainda não se explica como antigas civilizações puderam realizar semelhante obra sem observá-la de cima.
Nazca #Geoglyphs are decoded with AI tech in record time! Unprecedented discoveries have been revealed, paving the way for a new era of #archaeological exploration.
— Ancient Origins (@ancientorigins) June 6, 2023
Learn more: https://t.co/1x811y9PGk pic.twitter.com/g9311GcJt4
Para identificar as novas figuras, os pesquisadores da Universidade de Yamagata desenvolveram e treinaram uma tecnologia de aprendizado profundo (Deep Learning, ou "DL", na sigla em inglês) impulsionada por Inteligência Artificial capazes de detectar essas linhas por meio de imagens de satélite. Embora os diversos desenhos e o conjunto limitado de dados tenham representado uma série de desafios durante o processo de treinamento da IA, os pesquisadores desenvolveram com sucesso um novo método para encontrar geoglifos por meio da identificação de semelhanças com padrões conhecidos.
Os novos geoglifos encontrados consistem em uma figura semelhante a um ser humano segurando uma clava, um par de pernas ou mãos se estendendo por mais de 75 metros, um peixe e um pássaro. "Conseguimos identificar potenciais novos candidatos a geoglifos aproximadamente 21 vezes mais rápido do que apenas com observação visual. Essa abordagem tem grande potencial para futuras pesquisas arqueológicas, combinando levantamentos de campo com IA em um novo paradigma". Em um estudo semelhante feito no ano passado, a equipe descobriu outros 168 geoglifos por meio de fotografia aérea e imagens de drones.