Inicio

Ludus Magnus: como era a escola de gladiadores na Roma Antiga

No local, eles desenvolviam suas habilidades para poder lutar no Coliseu Romano
Por History Channel Brasil em 21 de Dezembro de 2023 às 15:49 HS
Ludus Magnus: como era a escola de gladiadores na Roma Antiga-0

Quando se fala na Roma Antiga, é praticamente impossível não pensar no Coliseu Romano e nos combates de gladiadores que lá ocorriam. No entanto, nem todos sabem que os homens que lutavam na arena, seja entre si ou contra feras selvagens, se preparavam profissionalmente para isso, e o faziam em escolas especializadas. A maior e mais famosa dessas escolas era chamada Ludus Magnus.

Infraestrutura completa

Construído no final do século I a.C. por ordem do imperador Domiciano, o Ludus Magnus era parte essencial do sistema de entretenimento romano, onde os gladiadores eram treinados para enfrentar batalhas brutais em frente a multidões ávidas por sangue e espetáculo. O local era grandioso, abrigando áreas para treinamento físico, técnicas de combate, acomodações para os gladiadores e espaços para os instrutores planejarem estratégias.

Gladiadores

Os gladiadores vinham de diferentes origens e eram treinados de acordo com o estilo de combate que iriam adotar na arena. Eles passavam por um treinamento rigoroso que incluía o aprendizado de diversas armas, técnicas de luta, estratégias de defesa e ataque, além de exercícios físicos intensos para aumentar sua resistência e força. Embora esses gladiadores fossem escravizados, eles podiam conquistar grande fama e certo respeito social.

A popularidade dos espetáculos de gladiadores na Roma Antiga perdurou por séculos, e o Ludus Magnus foi um dos centros fundamentais desse fenômeno. Com o tempo, a escola entrou em decadência quando os combates de gladiadores perderam popularidade e caíram no esquecimento, entre os séculos IV e V d.C.

Fontes
El Español
Imagens
iStock