Mais ativo vulcão da Europa, Etna entra em erupção na Itália
O vulcão Etna, na Itália, voltou a entrar em erupção nesta semana. Localizado na Sicília, ele é o mais ativo da Europa. Segundo as autoridades, ninguém ficou ferido pela atividade explosiva.
Vídeos postados em redes sociais mostram uma coluna de fumaça com cerca de um quilômetro de altura saindo do topo do Etna. Como a visibilidade na região ficou prejudicada, as atividades do aeroporto de Catânia foram suspensas. Além disso, o prefeito da cidade emitiu um comunicado restringindo a circulação de veículos.
Mount #Etna is doing its thing again—a big Strombolian eruption from the summit.
— Prof. Paul Byrne (@ThePlanetaryGuy) February 16, 2021
In this video (via @tancredipalmeri), look at the large, orange blob at the base of the eruptive column.
That's a fountain of lava several hundred metres high. pic.twitter.com/YVXpftmYDk
Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia do país, as explosões foram provocadas pela cratera Sudeste do Etna. O Departamento Central de Emergências da Itália disse que está monitorando as cidades vizinhas de Linguaglossa, Fornazzo e Milo.
A última grande erupção do Etna aconteceu em 2017, quando 10 pessoas ficaram feridas. O vulcão está ativo e ainda entra em erupção por causa de sua posição entre as placas tectônicas da África e da Eurásia. Cientistas dizem que o vulcão gigante está se aproximando do Mar Mediterrâneo 14 milímetros a cada ano, o que pode resultar em consequências "devastadoras" no futuro.
Imagem: Shutterstock.com