Mangueira campeã: a história que a história não vê
Por Thiago Gomide do Tá na História.
Parceria HISTORY e Ta Na História
A Estação Primeira de Mangueira foi campeã do carnaval do Rio de Janeiro com um samba-enredo que despertou críticas e paixões.
A letra provocava o público a conhecer personagens históricos que não são encontrados com facilidade nos livros – o Tá na História e The History Channel já esmiuçaram a vida e a obra de alguns desses.
Despertou críticas o revisionismo da atuação de emblemáticos medalhões, em especial do Brasil Império. Dom Pedro II e Princesa Isabel foram diminuídos.
Estão desenhados no samba-enredo da Mangueira, entre tantos, Luiza Mahin, Dandara, Zumbi dos Palmares, Chico da Matilde e Marielle Franco.
Momentos da trajetória brasileira também podem ser encontrados no desfile: os porões dos navios negreiros, a luta pela independência da Bahia e a revolta dos malês chamam atenção.
Nesse vídeo, explico várias referências que estão presentes na composição que ganhou 10 de todos os jurados.
Aperta o play e não deixe de se inscrever no canal.
Dica de ouro: aproveite e se inscreva no youtube.com/tanahistoria. Têm muitos outros vídeos sobre personagens e fatos marcantes da história.
Pra entrar em contato, o e-mail é [email protected]
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.