Menina encontra raro tesouro viking de mil anos na Dinamarca
Usando um detector de metais, uma menina encontrou um verdadeiro tesouro viking na Dinamarca. Ao utilizar o equipamento em uma plantação de milho perto da cidade de Hobro, a criança se deparou com diversas moedas de prata enterradas no local. Estima-se que as peças tenham cerca de mil anos.
O tesouro inclui cerca de 50 moedas de prata dinamarquesas, árabes e germânicas, bem como joias feitas do mesmo material, originárias da Escócia ou Irlanda. A poucos quilômetros do local da descoberta havia no passado uma fortaleza viking. Segundo Lars Christian Norbach, Diretor do Museu da Jutlândia do Norte, as moedas datam da mesma época que o forte, erguido pelo rei Harald Bluetooth, e fornecerão mais informações sobre o passado dos vikings.
De acordo com Norbach, pode haver uma conexão entre o tesouro enterrado pelos vikings e o forte, que pegou fogo na mesma época. “Os dois tesouros de prata em si representam uma história absolutamente fantástica, mas encontrá-los enterrados em um assentamento a apenas oito quilômetros do castelo viking de Harald Bluetooth, Fyrkat, é incrivelmente emocionante”, disse Torben Trier Christiansen, arqueólogo e curador do museu.
De acordo com o museu, acredita-se que as moedas sejam da década de 980 porque são decoradas com cruzes. Os especialistas da instituição afirmaram que o rei Harald provavelmente mandou cunhar as moedas com cruzes após se converter ao cristianismo e introduzir essa fé na Dinamarca. Antes disso, as moedas de seu reinado não traziam cruzes.