Menino de 8 anos encontra moeda do Império Romano em parquinho de escola alemã
Um menino de 8 anos encontrou uma rara moeda de prata da época do Império Romano em Bremen, na Alemanha. O pequeno arqueólogo acidental localizou o artefato enquanto brincava na caixa de areia do parquinho de sua escola. Pesquisadores estimam que a peça tenha cerca de 1.800 anos.
Empolgado por ter descoberto a moeda, o menino chamado Bjarne mostrou o achado a seus pais. Suspeitando que a peça fosse histórica, eles entraram em contato com as autoridades locais. Ao analisar o artefato, arqueólogos constataram que trata-se de um denário romano cunhado durante o reinado do imperador Marco Aurélio Antonino, que governou entre 161 e 180 d.C.
"Estamos felizes que Bjarne tenha sido tão cuidadoso", disse a arqueóloga estatal Uta Halle durante uma homenagem ao menino, que encontrou a moeda no ano passado. Segundo a pesquisadora, a descoberta é muito especial porque apenas outras duas moedas do Império Romano haviam sido encontradas em Bremen anteriormente. Embora essa região da Alemanha nunca tenha estado sob o domínio do Império Romano, o local era habitado pelos Chauci, uma antiga tribo germânica que frequentemente negociava com os antigos romanos.
De acordo com Halle, a moeda, que está muito desgastada e pesa 2,4 gramas, foi cunhada durante um "tempo de deterioração monetária", quando o Império Romano diminuiu o teor de prata em suas moedas, resultado direto da inflação. Bjarne não poderá ficar com a moeda, pois achados arqueológicos pertencem ao estado, de acordo com a Lei de Proteção de Monumentos de Bremen. A peça deve ser exibida em um museu local.