Inicio

Meteoro com energia equivalente a dez bombas de Hiroshima explode na Rússia

Por History Channel Brasil em 13 de Dezembro de 2019 às 16:45 HS
Meteoro com energia equivalente a dez bombas de Hiroshima explode na Rússia-0

Em 18 de dezembro de 2018, um meteoro explodiu no ar na costa do Mar de Bering, na península de Kamchatka, na Rússia. Por volta do meio-dia, horário local, o asteroide de aproximadamente 10 metros de diâmetro entrou na atmosfera a uma velocidade de 32,0 quilômetros por segundo. O objeto tinha uma energia equivalente a 173 quilotons, mais de 10 vezes a energia da bomba atômica lançada em Hiroshima em 1945. 

Com base na energia e velocidade do impacto, foi possível determinar que o asteroide tinha uma massa de 1600 toneladas e um diâmetro estimado entre 10 e 14 metros. Foi o maior asteroide a atingir a Terra desde a queda do meteoro de Chelyabinsk (em fevereiro de 2013) e o terceiro maior meteoro registrado desde 1900.

Como o meteoro caiu em uma localidade remota, o impacto passou quase despercebido na época. Os satélites Terra, da NASA, e Himawari 8, da Agência Meteorológica Japonesa, registraram a trilha de poeira do asteroide, mas não conseguiram captar imagens da explosão.

Meteoro com energia equivalente a dez bombas de Hiroshima explode na Rússia - 1Rastro do meteoro de Kamchatka captado pelo satélite  Himawari 8, da Agência Meteorológica Japonesa, via Wikimedia Commons


Imagem: Meteoro de Chelyabinsk (fevereiro de 2013) - Alex Alishevskikh, via Wikimedia Commons