Misterioso líquido encontrado em jarra de 2 mil anos intriga pesquisadores na China
Um recipiente de bronze em forma de cisne foi encontrado por arqueólogos em uma escavação na localidade de Sanmenxia, na China. Estima-se que o objeto tenha cerca de dois mil anos. Surpreendentemente, dentro da jarra havia três litros de um misterioso líquido marrom.
O pote foi encontrado em uma tumba com outros objetos, como um capacete e uma espada feita de ferro e jade. Os pesquisadores acreditam que os itens pertenciam a algum oficial de baixo escalão. A câmara mortuária data de algum período entre as dinastias Qin (221 a.C. - 207 a.C.) e Han (202 a.C- 220 d.C).
Agora os cientistas querem desvendar o mistério do líquido marrom. Um pesquisador da Academia de Ciências de Pequim coletou uma amostra da substância para analisá-la. Especula-se que seja algum tipo de bebida alcoólica, mas isso só poderá ser confirmado após a conclusão dos testes.
Os pesquisadores acreditam que o recipiente foi feito inspirado em um cisne-branco (Cygnus olor). "A jarra de bronze com cabeça de cisne é um achado raro. É a primeira vez que encontramos um item do tipo nessa área" disse o pesquisador Yan Fei. "Ela é muito realista, incluindo a boca e os olhos. Isso realmente mostra como as civilizações antigas eram hábeis na criação de peças de bronze", completou.
Fontes: Daily Mail e Xinhua
Imagem: Li Lijing/Xinhua/Reprodução