Mito ou verdade: Napoleão realmente dormiu na Pirâmide de Quéops?
Ninguém duvida que Napoleão Bonaparte tenha sido um dos maiores conquistadores que o mundo já viu. Mas o líder militar que se tornou imperador da França teve uma trajetória tão incrível que às vezes é difícil separar fatos de ficção. Uma das histórias mais fantásticas a seu respeito envolve algo que ele teria visto no interior da Pirâmide de Quéops ao supostamente passar uma noite no monumento. Mas isso teria acontecido mesmo?
Experiência assustadora
De acordo com o relato, em 1798, após retornar de sua campanha na Síria, Napoleão teria parado no Cairo com uma missão: passar uma noite sozinho na maior pirâmide do Egito. Mais especificamente, dentro da câmara onde foi sepultado o faraó Quéops. Segundo a lenda, na manhã seguinte após a experiência ele teria saído abalado do monumento, recusando-se a comentar o que teria acontecido no local durante a madrugada.
Apenas 23 anos depois, em seu leito de morte, é que Napoleão teria comentado sobre a experiência. “Ah, de que adianta. Vocês nunca acreditariam em mim", teria dito ele a respeito daquela noite misteriosa na pirâmide. O problema é que a história é apócrifa e não há fontes confiáveis para comprová-la.
Na verdade, a cientista política e escritora Shannon Selin conta que o próprio secretário particular de Napoleão, Louis Antoine Fauvelet de Bourrienne, desmentiu a história. O relato dele foi publicado em seu livro “Memórias Privadas de Napoleão Bonaparte, Durante os Períodos do Diretório, Consulado e Império, Vol. I”, publicado em 1831:
"Ora, o fato é que Bonaparte nem sequer entrou na grande pirâmide. Ele nunca pensou em entrar. Eu certamente deveria tê-lo acompanhado se ele tivesse feito isso, pois nunca me afastei dele nem por um momento no deserto. Ele fez com que algumas pessoas entrassem em uma das grandes pirâmides enquanto permanecia do lado de fora, e recebeu delas, ao retornarem, um relato do que tinham visto. Em outras palavras, informaram-lhe que não havia nada para ver!"