Mulher é aprovada na tropa de elite da Marinha dos EUA pela primeira vez
A barreira de gênero que impedia as mulheres de entrar em qualquer equipe de combate das Forças Armadas dos Estados Unidos foi derrubada há cinco anos. Mas apenas agora uma mulher conseguiu entrar pela primeira vez no Comando de Guerra Especial Naval da Marinha. Para isso, ela teve que completar 37 semanas de treinamento árduo.
Primeira mulher na tropa de elite
Essa verdadeira pioneira faz parte da seleta turma de 17 militares aprovados este ano. Além de realizar exercícios com armamentos, eles devem se submeter a treinamentos de paraquedismo e navegação para ingressar na tropa de elite dos Navy Seals (as forças de operações especiais da Marinha dos EUA). O teste culmina com uma prova final conhecida como "Tour", que inclui 23 horas de corrida e 8 quilômetros de natação em ambientes difíceis.
O programa é tão rigoroso que apenas 35% dos aspirantes conseguem completá-lo. O nome da mulher não foi divulgado, mas o almirante Hugh Howard III, comandante do Comando de Guerra Especial Naval, afirmou que ela demonstrou caráter e liderança. “É um resultado extraordinário”, concluiu.
As mulheres conseguiram abrir caminho como combatentes no exército dos Estados Unidos a partir de 2015. Foi quando o então secretário de Defesa da administração Obama, Ashton Carter, anunciou a abertura irrestrita a elas a qualquer setor ou posição nas Forças Armadas.
VER MAIS
- Amazonas do Daomé: o exército de mulheres que inspirou as guerreiras de Pantera Negra
- 9 invenções de mulheres sem as quais a vida seria muito, muito difícil
- 10 fotos que retratam a luta das mulheres pela liberdade e independência
Fonte: BBC
Imagens: iStock e U.S. Navy