NASA divulga o som perturbador de um buraco negro
Embora o espaço esteja praticamente vazio e o vácuo impeça a propagação das ondas sonoras, existem ambientes como aglomerados de galáxias que permitem com que o som se mova com facilidade, graças ao gás que os compõe. Isso permitiu aos cientistas da NASA responder a uma pergunta de longa data: como soa um buraco negro?
Som de um buraco negro
O áudio divulgado pela NASA registra o som de um buraco negro no aglomerado de galáxias Perseu. Segundo os pesquisadores, de lá são emanadas ondas de pressão que, ao interagir com o gás, geram sons imperceptíveis ao ouvido humano, já que estão 57 oitavas abaixo do limiar da nossa audição. Apesar disso, a NASA foi capaz de tornar esses sons audíveis pela primeira vez. Para isso, os sinais foram ressintetizados no alcance da audição humana.
The misconception that there is no sound in space originates because most space is a ~vacuum, providing no way for sound waves to travel. A galaxy cluster has so much gas that we've picked up actual sound. Here it's amplified, and mixed with other data, to hear a black hole! pic.twitter.com/RobcZs7F9e
— NASA Exoplanets (@NASAExoplanets) August 21, 2022
A NASA já havia divulgado o som em maio, mas voltou a postá-lo nas redes sociais, atraindo muita atenção. Em pouco tempo, o áudio viralizou, tendo sido ouvido milhões de vezes. Muita gente disse que o ruído assustador do buraco negro parecia ter saído de um filme de terror.
Recentemente, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) também haviam divulgado sons produzidos por um buraco negro. Nesse experimento, os cientistas usaram um algoritmo chamado "Máquina de Reverberação" para apresentar o som de uma estrela sendo devorada por um buraco negro. O resultado foi alcançado ao converter a emissão de ecos em ondas sonoras audíveis.