Navio funerário mais antigo da Escandinávia é encontrado na Noruega

Arqueólogos fizeram uma descoberta histórica na Noruega. Durante uma uma pesquisa de campo na localidade de Leka, no Condado de Trøndelag, eles encontraram o navio funerário mais antigo da Escandinávia. Estima-se que o túmulo seja do ano 700 d.C., ou seja, é do período merovíngio (550 - 800 d.c), anterior à Era Viking (793 - 1066 d.C).
Simbologia dos navios funerários
Na mitologia nórdica, os barcos simbolizavam uma passagem segura para a vida após a morte. Assim, túmulos eram construídos para se assemelhar a navios, com pedras usadas para delinear a forma de uma embarcação. Já indivíduos de alta patente, homens ou mulheres, eram enterrados em navios de verdade.

Anteriormente, acreditava-se que a prática tinha começado com os vikings, mas a nova descoberta aponta que o costume é anterior. “Esta datação é realmente emocionante porque remete toda a tradição dos navios funerários para muito longe no tempo”, disse Geir Grønnesby, arqueólogo do Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. “Isso nos diz que as pessoas desta área eram marinheiros qualificados – eles sabiam construir grandes navios – muito antes do que pensávamos”, completou.
A descoberta foi feita em Herlaugshagen, um monte funerário (sepultura típica da antiga Escandinávia) que já era conhecido. “Acho que a localização ao longo da rota marítima desempenha um papel fundamental na compreensão do motivo pelo qual o monte funerário de Herlaugshaugen está localizado em Leka. Sabemos que as pedras de amolar eram comercializadas de Trøndelag para o continente a partir de meados dos anos 700, e o transporte de mercadorias ao longo da rota é fundamental para compreender a Era Viking e os desenvolvimentos no design de navios antes da Era Viking”, disse Lars Forseth, da Autoridade do Condado de Trøndelag.