Necrópole com tesouros é encontrada em cidade relacionada a Alexandre, o Grande
Um grupo de pesquisadores encontrou um verdadeiro tesouro arqueológico de 1800 anos na encosta de uma montanha na Turquia. As escavações na antiga cidade de Blaundus (fundada na época de Alexandre, o Grande) revelaram 400 tumbas esculpidas em rocha, que faziam parte de uma enorme necrópole. Além de sarcófagos, o lugar abrigava uma série de artefatos, como moedas, taças, braceletes, anéis e tiaras.
Tumbas escavadas nas rochas
O arqueólogo e diretor do projeto de escavação de Blaundus, Birol Can, contou que vários dos sarcófagos continham restos mortais de mais de uma pessoa. Os pesquisadores acreditam que as tumbas possivelmente eram usadas para sepultar diversos membros de uma mesma família. Esse costume pode ter se preservado ao longo de muitas gerações durante os períodos romano e bizantino.
A equipe encontrou diferentes tipos de tumbas escavadas na rocha, incluindo câmaras de um único cômodo, além de estruturas complexas formadas por várias câmaras. "Essas salas não foram criadas de uma só vez. Percebe-se pelos traços nas paredes que as tumbas foram originalmente concebidas como uma única sala. No entanto, com o tempo, quando não havia mais lugar para sepultamentos, ela era expandida, adicionando um segundo, terceiro e quarto cômodo", afirmou Can.
As escavações arqueológicas em Blaundus começaram em 2018. Antes de encontrarem as tumbas, os pesquisadores localizaram as ruínas de diversas edificações da antiga cidade. Entre elas, estão dois templos, um teatro, um banheiro público, um ginásio, uma basílica, diferentes muros, uma porta e aquedutos.