Inicio

Novas escavações revelam tumbas de sacerdotes e de oficiais da elite do Antigo Egito

Arqueólogos encontraram sarcófagos, múmias e um papiro contendo textos do Livro dos Mortos
Por History Channel Brasil em 22 de Outubro de 2023 às 16:06 HS
Novas escavações revelam tumbas de sacerdotes e de oficiais da elite do Antigo Egito-0

Durante escavações na região de Al-Gharifa, arqueólogos encontraram um cemitério que abrigava sacerdotes e oficiais de alto gabarito do Antigo Egito. Segundo os pesquisadores, o achado data da época do Primeiro Império (1560 a.C. - 1070 a.C.). No local também foram descobertos diversos artefatos usados em ritos fúnebres.

Sarcófagos e múmias

De acordo com o Ministério das Antiguidades do Egito, o cemitério é composto por uma série de tumbas escavadas na rocha. Dentro delas há sarcófagos de calcário, caixões de madeira ricamente decorados e adornados com representações religiosas, além de múmias. A descoberta também inclui 25 mil estátuas representando antigas divindades egípcias e estatuetas ushabti (que tinham a função de servir aos mortos no além-mundo). 

Estatuetas ushabti
Estatuetas ushabti

As tumbas abrigavam ainda uma coleção de vasos canópicos (recipientes utilizados para colocar órgãos retirados do morto durante o processo de mumificação) e amuletos. Os pesquisadores também encontraram máscaras mortuárias e um papiro excepcionalmente bem preservado, medindo de 4 a 4,5 metros de comprimento, contendo um trecho do Livro dos Mortos. Esse texto será transportado para o Grande Museu Egípcio, onde será exibido ao público.

Segundo Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito entre os itens mais significativos encontrados no local foi possível identificar artefatos atribuídos a Djehuty, superintendente do Templo de Touro de Amon, e Nany, cantora particular de Djehuty. Uma das tumbas continha um caixão de madeira gravado e colorido de uma mulher chamada Tadi Essah, filha do sacerdote Eirt Haru.

Fontes
Ahram online e Ministério das Antiguidades do Egito
Imagens
Ministério das Antiguidades do Egito/Divulgação