Novo estudo pode ter desvendado mistério sobre enigmático livro medieval
Contendo desenhos estranhos e textos escritos em uma linguagem desconhecida, o Manuscrito de Voynich é uma das obras mais misteriosas da história. Desde que ele foi descoberto, em 1912, pesquisadores tentam decifrar o significado do conteúdo impresso em suas páginas. Agora, um novo estudo aponta pistas para solucionar o enigma.
Segredos femininos
As ilustrações detalhadas de plantas, estrelas, constelações, figuras humanas e objetos desconhecidos sugerem que o manuscrito pode conter conhecimentos sobre medicina, botânica, alquimia, astronomia ou até mesmo teorias ocultas e místicas da época. No novo estudo, publicado no periódico Social History of Medicine, os pesquisadores Keagan Brewer e Michelle L. Lewis compararam os desenhos com imagens presentes em outros livros medievais. A conclusão deles é que a obra pode ser alguma espécie de tratado sobre ginecologia.
"Uma seção contém ilustrações de mulheres nuas segurando objetos próximos a, ou orientados para, seus genitais," escreveu Brewer em um artigo publicado no site The Conversation. "Essas (ilustrações) não pertenceriam a um manuscrito exclusivamente herbal ou astronômico. Para entender essas imagens, investigamos a cultura da ginecologia e sexologia do final da Idade Média — que os médicos da época frequentemente se referiam como 'segredos das mulheres'", explicou.
Brewer e Lewis pesquisaram os escritos do médico bávaro Johannes Hartlieb, que viveu de 1410 a 1468 (aproximadamente na época e local em que o manuscrito Voynich foi criado). Esse autor frequentemente escrevia sobre plantas, astronomia, saúde das mulheres e magia. No entanto, ele era bastante conservador em suas opiniões sobre a sexualidade feminina, e temia as consequências de escrever de maneira considerada ousada sobre os "segredos das mulheres".
Por isso, Hartlieb sugeria o uso de “letras secretas”, como mensagens cifradas ou alfabetos secretos, para registrar informações médicas que poderiam levar à contracepção, aborto ou esterilidade. Segundo Brewer, o autor estava extremamente preocupado que, se os "segredos das mulheres" se popularizassem, isso poderia resultar em um aumento do sexo extraconjugal, e que Deus o puniria por compartilhar esse conhecimento proibido.
Os autores esclarecem que não estão sugerindo que Hartlieb seja o autor do texto enigmático. "Vemos o manuscrito Voynich como inspirado pelos mesmos impulsos de censura amplamente presentes entre os escritores e leitores médicos do final da Idade Média quando se trata de tópicos sexuais," disse Brewer em entrevista ao site All That is Interesting.