Inicio

Nuvem de poeira do Saara se desloca para a América do Sul após atingir a Europa

Na Espanha, ruas, carros e prédios ficaram cobertos pelo pó do deserto
Por History Channel Brasil em 15 de Março de 2022 às 13:27 HS
Nuvem de poeira do Saara se desloca para a América do Sul após atingir a Europa-0

Os céus da Europa ganharam uma coloração avermelhada devido a uma nuvem de poeira que tem origem no Saara. Na Espanha, ruas, carros e prédios ficaram cobertos pelo pó do deserto. Especialistas dizem que as partículas devem se deslocar para a América do Sul em seguida.

Nuvem de poeira do Saara na América do Sul

A nuvem de poeira atinge principalmente a costa sudeste do país e a capital, Madri. De acordo com o governo espanhol, a qualidade do ar dessas regiões é considerada "extremamente desfavorável". A população foi orientada a manter as janelas fechadas e evitar atividades ao ar livre.

Meteorologistas dizem que a poeira do Saara irá atingir outros países da Europa, como Alemanha e Holanda. Imagens do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus indicam que a nuvem também deve chegar à América do Sul. O fenômeno é registrado todos os anos, mas aconteceu de forma mais acentuada em 2020.

Normalmente, centenas de milhões de toneladas de poeira originárias dos desertos da África são sopradas sobre o Oceano Atlântico anualmente. Esse pó ajuda a formar as praias no Caribe e a fertilizar os solos na Amazônia. Mas as partículas também podem afetar a qualidade do ar nas Américas do Norte e do Sul. 

Fontes
Bloomberg
Imagens
iStock