O dia em que o boxeador Muhammad Ali impediu um homem de se suicidar
Muhammad Ali é considerado o mais importante boxeador de todos os tempos. Fora dos ringues, ele também se consagrou como ativista, ao combater o racismo e protestar contra a guerra do Vietnã. No início da década de 1980, o atleta dos Estados Unidos provou ainda mais o seu valor: em um ato heroico, ele impediu um homem de se suicidar.
"Você é meu irmão. Eu te amo"
Tudo aconteceu em 19 de janeiro de 1981, em Los Angeles, na Califórnia. Naquele dia, um jovem afro-americano subiu até o oitavo andar de um edifício em Beverly Hills e ameaçou se jogar de lá. Policiais que monitoravam a situação trouxeram um psicólogo e um sacerdote para tentar convencer o rapaz de 21 anos a desistir, mas ele parecia não querer mudar de ideia.
"You're my brother. I love you." Muhammad Ali, suicide counselor. http://t.co/Sq7Ki6yWcX pic.twitter.com/qw1smJlL1N ht @HistoryInPics @qh_murphy
— Saladin Ahmed (@saladinahmed) February 7, 2014
Após passar pela área, o gerente de relações públicas de Ali avisou ao boxeador sobre o que estava acontecendo. Alguns minutos depois, o atleta chegou ao local dirigindo seu Rolls Royce pela contramão. Foi quando ele desceu do carro e se ofereceu para ajudar.
Segundo relatos, o homem gritava “Eu não presto” e “Eu vou pular!”. De acordo com a polícia, ele “parecia pensar que estava no Vietnã – com os vietcongues vindo até ele”. Soube-se depois que ele não era um veterano, mas estava deprimido por estar desempregado e não se dar bem com a família.
1981..Muhammad Ali heard of a young man trying to commit suicide on a car radio & raced to save him.
— Boxing World UK 🥊🏴 (@BoxingWorldUk) August 30, 2021
“You're my brother.I love you & I wouldn't lie to you. You got to listen.I want you to come home with me”
Ali saved his life that day 🙏🏼
#TheGreatestpic.twitter.com/uQPecvPkVO
Ali subiu até o andar onde o jovem estava e disse a ele: “Você é meu irmão. Eu te amo e não mentiria para você. Você tem que ouvir. Quero que você venha para casa comigo, conheça alguns amigos meus". Depois de meia hora, o boxeador colocou o braço em volta dos ombros do homem e o convenceu a desistir, trazendo-o de volta para um local seguro. A polícia deu todo o crédito a Ali por ter salvado a vida do rapaz.