Inicio

O grande pai do Egito: faraó Ramsés II teve ao menos 152 filhos 

O governante começou cedo: com apenas 15 anos, ele já tinha gerado quatro crianças com sua primeira esposa 
Por History Channel Brasil em 22 de Fevereiro de 2023 às 11:51 HS
O grande pai do Egito: faraó Ramsés II teve ao menos 152 filhos -0

A simples menção do nome Ramsés II gera respeito e admiração entre os apaixonados pela egiptologia. No Egito Antigo, o faraó foi amado por seus súditos e temido pelos inimigos. Centenas de lendas sobre suas façanhas sobrevivem até hoje, e inúmeras relíquias e monumentos celebram o legado de seus 66 anos no poder (1279 a.C. a 1213 a.C.).

Descendência assombrosa

Mas o que nem todos sabem sobre Ramsés II é que ele deixou uma descendência assombrosa. De acordo com registros históricos, o faraó teve ao menos 152 filhos. O governante começou cedo: com apenas 15 anos, ele já tinha quatro filhos com sua primeira esposa a rainha Nefertari. Todos os filhos dele foram fruto de relacionamentos com suas esposas reais, esposas secundárias e concubinas.

Templo de Abu Simbel
Templo de Abu Simbel 

Ramsés II teve especial consideração por dois filhos nascidos de suas primeiras duas esposas, Nefertari e Iseteneferte. Da primeira, diz-se que foi muito ativa em decisões e estratégias políticas. Ramsés II a apreciava tanto que dedicou a ela o segundo templo de Abu Simbel, no qual sua imagem tinha o mesmo tamanho que a do rei, algo não usual no Egito. A segunda foi menos protagonista que a primeira, mas acredita-se que era muito inteligente, já que conseguiu colocar seus filhos nos postos mais importantes do Estado. 

Ramsés aparentemente não fazia distinções entre os descendentes de suas duas primeiras esposas principais. Os filhos primogênitos e as primeiras filhas de ambas as rainhas foram representados por estátuas na entrada do templo Grande de Abu Simbel, embora apenas os filhos de Nefertari foram retratados no templo menor, dedicado a ela. Além das duas, o faraó teve mais seis esposas reais durante seu reinado.

Em 1995, arqueólogos encontraram um mausoléu construído para abrigar os filhos homens de Ramsés II. Os pesquisadores ficaram surpresos ao encontrar um salão central com 16 pilares, uma passagem para uma estátua do deus Osíris e outros corredores que conduziam a pelo menos 67 câmaras. Nas primeiras oito, havia duas dezenas de figuras representando os filhos, mas, infelizmente, a maioria dos nomes inscritos nas imagens foram destruídos por inundações ou corroídos pelo sal.

O Egito e grande parte da região estavam sob o domínio de Ramsés II no século XII a.C. Ele foi um dos governantes mais poderosos da antiguidade e um prolífico construtor de arquitetura monumental. Seu império se estendia do leste da Líbia aos vales dos rios Tigre e Eufrates, do sul da Turquia ao Sudão. Acredita-se que Ramsés tenha sido o faraó citado na passagem da Bíblia que narra o êxodo dos israelitas.

Fontes
El Español, New York Times e Tour Egypt
Imagens
iStock