O mistério do povoado da Colômbia onde os mortos se mumificam naturalmente
Nos Andes colombianos, a cerca de 100 quilômetros de Bogotá, encontra-se a cidade de San Bernardo, palco de um fenômeno conhecido como "mumificação espontânea". Segundo as autoridades, desde meados do século XX, têm sido encontrados dezenas de corpos misteriosamente mumificados no cemitério daquele local.
Raríssimo processo
O primeiro caso de corpo mumificado no cemitério foi registrado em 1963. O fenômeno tem se repetido desde aquela época. No final da década de 1980, chegou-se ao número 50 casos por ano, mas esse número diminuiu consideravelmente. Curiosamente, alguns dos corpos mumificados são exibidos em um museu local (com a devida autorização de seus familiares).
As autoridades relatam que as múmias são encontradas em perfeito estado de conservação, não apenas do corpo, mas também das roupas ou até mesmo das flores com que foram enterradas. Os especialistas afirmam que trata-se de um raríssimo processo de mumificação natural para o qual ainda não foi encontrada uma explicação científica.
A hipótese mais plausível é a disposição particular das criptas e a localização do cemitério numa encosta da montanha, onde o vento sopra constantemente porque é quente. Pode-se supor que as cúpulas funcionam como um forno, desidratando os corpos.