O sarcófago verde: EUA devolvem ao Egito um tesouro de quase três mil anos
A tampa de um antigo sarcófago verde, que estava exposta no Museu de Ciências Naturais de Houston, no Texas, foi finalmente devolvida ao Egito. Isso aconteceu depois que autoridades dos Estados Unidos constataram que o artefato chegou ao país após ter sido saqueado e contrabandeado.
Devolução de artefatos roubados
A tampa fazia parte do sarcófago que guardava os restos mortais de um sacerdote chamado Anj in Maat, que viveu na cidade de Heracleópolis Magna no período tardio, ou seja, há cerca de 2.700 anos. Seu rosto está retratado com tinta esverdeada na parte superior do artefato. O promotor distrital de Manhattan, Alvin L. Bragg, afirmou que a peça foi contrabandeada para os Estados Unidos, via Alemanha, em 2008.
"O sarcófago é muito pesado, o que levou os saqueadores a roubar a tampa sem a base", disse Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito. A peça, que mede exatamente 2,94 metros de comprimento e 90 centímetros de largura, é feita de madeira e contém inscrições feitas em hieróglifos dourados.
O sarcófago foi oficialmente devolvido ao Egito em uma cerimônia no Cairo. Nos últimos 10 anos, as autoridades egípcias conseguiram recuperar 29.300 objetos arqueológicos roubados, resultado de uma campanha para impedir o tráfico de antiguidades.