As origens surpreendentes do Dia Internacional da Mulher
Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher tem origens controversas. De acordo com uma versão popular, a data foi estabelecida em 1907, para marcar o 50º aniversário de um protesto de trabalhadoras da indústria têxtil de Nova York que teria sido brutalmente reprimido. Mas há um problema com essa história: nem o protesto de 1857 nem o tributo do 50º aniversário podem realmente ter acontecido.
Marcha de mulheres na Rússia
Na verdade, um estudo feito na década de 1980 pelas pesquisadoras Liliane Kandel e Françoise Picq sugere que a suposta manifestação foi um mito de origem inventado na década de 1950 nos Estados Unidos. A iniciativa teria sido parte de um esforço para separar o Dia Internacional da Mulher de suas raízes socialistas.
Inicialmente, o Dia Internacional da Mulher era comemorado em outra data. Em 19 de março de 1911 (40º aniversário da Comuna de Paris, um governo socialista radical que governou brevemente a França em 1871), foi realizado o primeiro Dia Internacional da Mulher, atraindo mais de 1 milhão de pessoas para comícios na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, a maioria das tentativas de reforma social foi interrompida, mas as mulheres continuaram a marchar e se manifestar nessa data em vários países da Europa.
Historiadores apontam que as raízes da data atual estão em uma marcha de mulheres que aconteceu em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro, no antigo calendário russo), em São Petersburgo. Naquele dia, milhares delas foram às ruas para protestar contra as condições de vida no país. Esse evento acendeu a fagulha da Revolução Russa.
Em reconhecimento da importância da marcha, Vladimir Lenin, primeiro chefe de governo da Rússia soviética, decretou que o Dia da Mulher seria considerado um feriado nacional. Mais tarde, comunistas da Espanha e da China também passaram a comemorar a data. Até meados da década de 1970, a data era celebrada principalmente nos países socialistas. Em 1975, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu oficialmente a data de 8 de março como Dia Internacional da Mulher.