Os 3 maiores mistérios do Egito Antigo
Além da tão discutida construção das pirâmides, ainda restam vários mistérios não resolvidos que envolvem o Antigo Egito. Estes são 3 dos mais intrigantes:
O primeiro rei do Egito
A partir da lista real de Abidos e do Cânone real de Turim, os egiptólogos afirmam que o primeiro rei da primeira dinastia real foi Menés (ou Meni, no antigo egípcio). No entanto, os especialistas não chegaram a um consenso sobre quem era esse homem. Alguns acreditam que Menés foi o poderoso Hórus Aha, enquanto outros creem que foi Narmer, conquistador do Baixo Egito. Entretanto, uma nova corrente de arqueólogos acredita que o verdadeiro fundador do estado unificado foi Escorpião II.
O desaparecimento de Nefertiti
Uma das figuras mais fascinantes e enigmáticas do antigo Egito é Nefertiti, esposa de Akhenaton. Alguns egiptólogos acreditam que ela teria governado o país junto com seu marido, ou até mesmo herdado a coroa após sua morte. No entanto, até hoje ninguém sabe qual era a origem dessa mulher misteriosa ou por que ela desapareceu de todos os registros reais de maneira repentina.
A morte de Tutancâmon
Provavelmente o faraó mais famoso da história é Tutancâmon. Em grande parte por conta da descoberta de sua esplendorosa tumba e sarcófago em 1922, mas também pelo mistério de sua morte. Os especialistas ainda não chegaram a um consenso sobre o verdadeiro motivo de seu falecimento aos 18 anos. As teorias mais aceitas são que ele foi assassinado na luta pelo trono, ou que uma combinação de suas doenças hereditárias com a malária tenha levado à sua morte.