Ouça o incrível idioma dos nossos ancestrais de 6 mil anos atrás
Linguistas reconstruíram um idioma de 6 mil anos, chamado Proto-Indo-Europeu (PIE), e agora é possível ter uma ideia de como essa linguagem soaria.
Essa língua antecedeu muitos idiomas europeus e asiáticos. Na revista Archeology, o linguista de Kentucky, Andrew Byrd, fez uma leitura dramática de uma história escrita, usando apenas o vocabulário que já se tem conhecimento, que existiu há 6 mil anos.
O PIE foi falado entre 4.500 e 2.500 a.C e não restou nenhum texto escrito com esta linguagem. Pesquisadores sempre ficaram intrigados em saber como essa linguagem soaria.
Em 1868, o linguista alemão August Schleicher começou a reconstruir o idioma a partir de um fábula chamada "A Ovelha e os Cavalos". O seu experimento continua em evolução até hoje, à medida que novas descobertas sobre o PIE são feitas. Desta maneira, versões atualizadas da fábula são lançadas pelos pesquisadores.
Escute abaixo a fábula na última versão do idioma milenar (no final, leia tradução do que foi dito).
Tradução da fábula
Uma ovelha que não tinha lã avistou alguns cavalos, um deles puxando uma carroça pesada, um outro com bastante carga, e um terceiro galopando com um homem. A ovelha disse aos cavalos: "Meu coração dói ao ver um homem conduzindo cavalos." O cavalo respondeu: "Ouça, ovelha, nosso coração dói ao ver o que um homem, nosso mestre, faz com a lã de uma ovelha: uma roupa quente para ele mesmo. E a ovelha não tem lã" Ao escutar isso, a ovelha fugiu para a planície.
Fonte: The Vintage News
Imagem: BarryTuck/Shutterstock.com