Para encontrar vida extraterrestre, China inaugura maior radiotelescópio do mundo
Localizado no Sudoeste da China, o maior radiotelescópio já construído começou a funcionar com o objetivo primordial de encontrar sinais de vida inteligente extraterrestre.
Trata-se do maior radiotelescópio do mundo e, por isso mesmo, o que possui grau mais alto de sensibilidade, de acordo com o diretor geral da Sociedade Chinesa de Astronomia, Wu Xiangping. Ele afirmou que FAST, como foi chamado, “ajudará a procurar vida inteligente fora de nossa galáxia”.
Sua construção foi iniciada em março de 2011 e necessitou de um investimento de cerca de 1,2 bilhão de yuans, ou seja, mais de 185 milhões de dólares. Seu tamanho supera substancialmente os 305 metros de diâmetro do que era o maior radiotelescópio do mundo, o de Arecibo, em Porto Rico.
FAST tem um diâmetro de 500 metros e um perímetro de 1,6 quilômetro, e foi instalado em uma região montanhosa da província chinesa de Guizhou. Embora esteja distante das cidades mais habitadas, 10 mil pessoas tiveram que ser removidas para que sua construção fosse realizada.
Fonte: The Guardian, Agência Xinhua
Imagem: Agência Xinhua