Pedra relacionada à lenda da fundação de Roma é encontrada durante obras
Uma antiga pedra relacionada ao mito da origem de Roma foi encontrada durante obras de esgoto. De acordo com a lenda, a cidade foi fundada pelos irmãos Rômulo e Remo, mas uma divergência entre eles sobre os limites do povoado teria terminado em assassinato. O artefato descoberto agora serviria justamente para estabelecer o Pomério, ou seja, a fronteira sagrada romana.
Pomério: limites de Roma
De acordo com Peter Wiseman, professor emérito de antiguidade clássica da Universidade de Exeter, no Reino Unido, a lenda conta que o Pomério foi estabelecido pela primeira vez por Rômulo. Ele teria delimitado os muros da cidade por volta do século VIII a.C. fazendo um sulco no solo, utilizando uma relha de arado puxada por um boi sagrado. Rômulo teria matado Remo quando seu irmão desrespeitou esse limite.
O artefato encontrado agora é uma de dezenas de "pedras pomeriais" utilizadas durante séculos para delimitar as fronteiras da cidade. De acordo com a antiga lei romana, a cidade existia dentro dos limites do Pomério, onde várias regras deveriam ser respeitadas. Quem entrasse em Roma estava proibido de carregar armas, por exemplo.
A pedra foi descoberta por trabalhadores durante obras de instalação do novo sistema de esgoto na praça em torno do Mausoléu de Augusto. Uma inscrição aponta que ela foi erguida no ano 49 d.C, quando o imperador Cláudio estava expandindo a cidade. Apesar de outras 10 pedras similares já terem sido descobertas no passado, essa é a primeira encontrada em mais de um século.
VER MAIS
- Antigo portão romano para o inferno ainda está ativo e emitindo gases mortais
- Arqueólogos encontram antiga estrada romana no fundo da Lagoa de Veneza
- Sarcófago espetacular de 1500 anos é encontrado em vila romana na Espanha
Fonte: Live Science
Imagens: Museus Arqueológicos de Roma/Reprodução