Pesquisa de DNA revela que cavalos selvagens estão extintos
Durante um estudo sobre DNA animal, uma equipe internacional de cientistas fez uma descoberta desanimadora. Eles constataram que os últimos cavalos selvagens no mundo não são realmente selvagens. Esses animais, na verdade, são descendentes de uma espécie domesticada. A pesquisa foi publicada na revista Science.
Vídeo relacionado:
Pela análise de DNA, o estudo constatou que alguns cavalos domesticados dos Botai fugiram, dando origem aos atuais cavalos-de-przewalski selvagens. "Talvez o mundo tenha perdido os últimos cavalos selvagens há centenas, talvez milhares de anos, mas só agora estamos descobrindo isso, com os resultados desta pesquisa", disse a arqueóloga de zoologia Sandra Olsen, da Universidade do Kansas.
Ao mesmo tempo, o estudo trouxe outra descoberta surpreendente: os cavalos modernos não são originários dos animais domesticados pelos Botai, como se acreditava. Para chegar a esse resultado, a equipe analisou o genoma de 20 cavalos antigos, recuperados de sítios arqueológicos do povo Botai, e o genoma de 22 cavalos da Europa e Ásia.
"Ironicamente, pensávamos que devíamos proteger a população ameaçada de cavalos-de-przewalski por serem os últimos selvagens do planeta. Agora descobrimos que devem ser preservados por serem os descendentes mais próximos dos mais antigos cavalos domesticados", concluiu Charleen Gaunitz, investigadora no Museu Nacional de História Natural da Dinamarca.
Fonte: IFLScience e Observador
Imagem: Lisa Parsons/Shutterstock.com