Pesquisadores encontram uma nova Mona Lisa que pode ter sido pintada por Da Vinci
Autoridades das Galerias Nacionais de Arte Antiga, na Itália, anunciaram que foi encontrada uma cópia da Mona Lisa no depósito da sede da Câmara dos Deputados do país. Trata-se de um quadro conhecido como “Gioconda Torlonia”. Com a sua redescoberta, a obra está no centro de uma polêmica: teria sido o próprio Leonardo da Vinci o autor da pintura?
"Gioconda Torlonia”
Segundo Francesco D’Uva, comissário da Câmara, o quadro pode ser uma cópia feita na oficina de Leonardo da Vinci, talvez com sua colaboração direta. Mas, alguns especialistas não acreditam que o gênio renascentista tenha participado da produção da obra. O que se sabe é que a pintura data de 1500, portanto foi feita na época em que Leonardo ainda estava vivo.
Gioconda Torlonia, the Rome's Mona Lisa found in the Italian parliament has been attributed to Leonardo da Vinci and has an enigmatic smile who is younger and paler than the one in the masterpiece in the #Louvre via https://t.co/tMPiKiiT8r pic.twitter.com/UZZjowa6Uk
— ArtsGain 💙🖼️📈 (@ArtsGain) February 18, 2022
Apesar de ter ficado esquecida, a pintura já era conhecida há bastante tempo. A obra é chamada de "Gioconda Torlonia” porque no passado foi propriedade dos Torlonia, uma nobre família romana. O quadro foi documentado em 1814 nos inventários da família como uma "cópia da Mona Lisa de Leonardo da Vinci" (em certo momento atribuída ao artista Bernardino Luini). Depois disso, a obra passou a fazer parte da coleção da Galeria Nacional de Arte Antiga do Palazzo Barberini em 1892.
Em 1927, a obra foi levada para a Câmara dos Deputados, onde costumava ser exibida. Em 2019, após uma exposoção, alguns especialistas começaram a sugerir que o quadro teria sido pintado com a ajuda do próprio da Vinci em sua oficina. Mas historiadores de arte, como Fabrizio Federici e Vittorio Sgarbi discordam dessa avaliação. Para eles, trata-se de uma obra decorativa que não possui valor artístico.