Piloto relata susto ao pensar que chocaria seu avião contra suposto óvni
A população britânica parece possuir um vasto repertório no que diz respeito a fenômenos paranormais no céu ou na terra. É o que comprovam centenas de arquivos abertos pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, nos quais são detalhados encontros um tanto bizarros e perturbadores com naves ou seres de outros planetas. Depois que o serviço de denúncia desses casos foi encerrado, em 2009, a Autoridade de Aviação Civil tornou-se a única fonte de relatos sobre aparições inexplicáveis, recolhendo os testemunhos dos trabalhadores aeronáuticos.
Foi por essa via que veio à tona o último óvni a ser visto em território britânico: o piloto de uma companhia aérea declarou visto, em pleno voo, com um objeto voador não identificado, de formato oval, que estava a ponto de se chocar com sua aeronave. O incidente ocorreu a 20 km do aeroporto de Heathrow, perto de Berkshire. O avião, modelo Airbus A 320, voava a mais de 10 mil metros de altura quando foi praticamente escoltado por esse objeto, semelhante a "uma bola de rúgbi prateada e brilhante", nas palavras do piloto, que informou imediatamente o que estava acontecendo à torre de controle – dos radares da torre de controle, no entanto, não foi possível ver, muito menos identificar, a presença de qualquer objeto nas proximidades.
O episódio aconteceu em 13 de julho do ano passado, mas só veio a público faz poucos dias. As autoridades esperaram um tempo de cautela para fornecer mais detalhes sobre o ocorrido – detalhes esses que não apareceram em nenhuma das investigações. A única verdade sobre o caso está nos olhos e no testemunho do piloto, que afirmou, dias depois, ainda abalado com o fato: "Pensei que a colisão fosse inevitável, já que não tive tempo de desviar o avião. No entanto, o óvni ganhou altura repentinamente e sobrevoou a aeronave, quase grudado a ela".