Inicio

Pintura erótica é descoberta nas ruínas de Pompeia

Por History Channel Brasil em 20 de Novembro de 2018 às 18:46 HS
Pintura erótica é descoberta nas ruínas de Pompeia-0

Arqueólogos não param de fazer descobertas impressionantes em Pompeia. Desta vez, eles encontraram um afresco erótico que retrata uma das passagens mais emblemáticas da mitologia greco-romana: a história de Leda e o Cisne. A pintura decorava o quarto de uma casa na cidade devastada pela erupção do vulcão Vesúvio.

Vídeo relacionado:

De acordo com o mito, o deus grego Zeus (ou Júpiter, na mitologia romana) se disfarçou de cisne para seduzir a mortal Leda, que era casada com o rei Tíndaro, com quem havia tido relações sexuais no mesmo dia. Após os encontros, Leda produziu dois ovos. Deles nasceram Clitemnestra, Helena, Castor e Pólux. Helena e Pólux eram filhos de Zeus, enquanto Clitemnestra e Castor eram filhos de Tíndaro.

Apesar de a lenda de Leda o Cisne ter sido um tema comum na Roma Antiga, essa pintura é peculiar. Isso porque geralmente Leda é representada em pé e não sentada, como no afresco recém-descoberto. Outra diferença é que, neste caso, a mortal e seu amante são retratados no meio do ato sexual, o que é bastante incomum. 

Não se sabe quem era o dono da casa onde foi encontrada a pintura, mas especialistas acreditam que ele fosse um homem rico. "Possivelmente um ex-escravo que estava ansioso para elevar seu status social por meio de referências a mitos de alto nível cultural", disse Massimo Osanna, diretor do Parque Arqueológico de Pompeia. 


 Fonte: IFLScience

Imagem: Cesare Abbate/Parque Arqueológico de Pompeia/Divulgação