Inicio

Pinturas rupestres de 2 mil anos são encontradas no Tocantins

Pesquisadores identificaram 16 sítios arqueológicos na região do Jalapão
Por History Channel Brasil em 13 de Março de 2024 às 15:47 HS
Pinturas rupestres de 2 mil anos são encontradas no Tocantins-0

Arqueólogos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) identificaram 16 sítios arqueológicos na região do Jalapão, no Tocantins. Segundo os pesquisadores, esses locais, próximos uns dos outros, contêm painéis com arte rupestre feita por grupos humanos há cerca de dois mil anos.

Sistema de crenças

“Entre os símbolos gravados e pintados nas rochas destacam-se pegadas humanas, pegadas de animais como veados e porcos do mato, e figuras que lembram corpos celestes”, disse Rômulo Macedo, arqueólogo do Iphan, à Agência Brasil.  “Além da relação de proximidade, o que liga estes locais é a recorrência dos símbolos representados, demonstrando que os criadores dos registros rupestres, especialmente das gravuras, partilhavam o mesmo sistema de crenças”, afirmou ele em entrevista à Newsweek.

Jalapão
Jalapão (Imagem: iStock.com)

Ainda não está claro quem criou a arte rupestre ou qual era o seu propósito, mas Macedo disse que há muitas interpretações possíveis. As pinturas poderiam ter sido criadas para registrar a passagem do tempo, retratar mitos, comunicar com espíritos ou demarcar território, entre outras possibilidades. Evidências sugerem que a presença humana no local remonta a 12 mil anos.

No entanto, o arqueólogo destaca que a área tem sido ameaçada por diversos fatores. A erosão eólica, o vandalismo, incêndios florestais e o desmatamento estão entre as principais ameaças aos sítios identificados. Para minimizar esses impactos, o Iphan deu início a ações de conservação e Educação Patrimonial na região, com o objetivo de proteger e promover esse patrimônio cultural brasileiro.  

Fontes
Agência Brasil e Newsweek
Imagens
Rômulo Macedo/Iphan/Divulgação