Piratas, corsários e brigas por poder: conheça as disputas em torno da região do Canal do Panamá
Ponto chave na história do comércio mundial, com a movimentação diária de US$ 1 bilhão em mercadorias, a história do centenário Canal do Panamá inclui em seus capítulos acirradas disputas pelo seu controle. Muito antes da construção do Canal, a posição estratégia do país e da Cidade do Panamá, na América Central, já era motivo de brigas por poder. Piratas e corsários ameaçavam o local constantemente, até que, em 1670, o pirata Henry Morgan, acompanhado de mais de mil homens, tentou saquear a Cidade do Panamá. Para evitar que isso ocorresse, a cidade foi incendiada pelos governantes e acabou completamente destruída. Hoje, suas ruínas são atração turística e conhecidas como Panamá Viejo.
A iniciativa francesa
Uma nova cidade foi erguida e ali surgiria, séculos mais tarde, o Canal do Panamá, obra faraônica e um desafio da engenharia na época. Quando a construção começou, em 1880, o Panamá pertencia à Colômbia, que concedeu a construção do canal ao francês Ferdinand de Lesseps, responsável pela obra do Canal de Suez, no Egito. Os franceses encontraram muitas dificuldades em executar o projeto, por conta das chuvas, deslizamentos e morte de trabalhadores por doenças tropicais. Como resultado, em 1889, a empresa faliu.
EUA entram na história e apoiam independência do Panamá |
Quando isso aconteceu, em 3 de novembro de 1903, os norte-americanos obtiveram dos vitoriosos panamenhos o controle da Zona do Canal do Panamá, em fevereiro de 1904. O acerto envolveu a quantia de US$ 10 milhões e pagamentos anuais aos panamenhos de US$ 250 mil, a partir de 1913.
Retorno do Canal ao Panamá
Dez anos depois, os norte-americanos realizaram a inauguração do Canal, em 15 de agosto de 1914. Os EUA controlaram a região até 1999. Ao longo deste tempo, os norte-americanos se valeram deste verdadeiro trunfo para estabelecer a sua hegemonia na região e usaram o local como ponto militar estratégico, como durante a Segunda Guerra Mundial. Entre 1903 e 1997, o território foi controlado apenas pelos EUA. De 1977 a 1999, uma administração conjunta de norte-americanos e panamenhos controlou a área. Finalmente, em 31 de dezembro de 1999, os Tratados Torrijos-Carter estabeleceram a transferência do controle de toda a zona ao Panamá. A partir daí, de zona militar norte-americana por décadas, o Canal se transformou em popular destino turístico do Panamá.
Imagem: Underwood & Underwood [Public domain], via Wikimedia Commons