Prepare a agenda! Saiba quando ocorrerão as chuvas de meteoros em 2014
Em 2014 não deixe passar a oportunidade de acompanhar as chuvas de meteoros que riscam o céu da Terra com suas lindas estrelas cadentes. Pegue o seu celular e anote na agenda quando você deve ficar atento para este fenômeno que acontece quando nosso planeta cruza a órbita de detritos deixados por meteoros. Num geral, as "estrelas cadentes" que avistamos são grãos de areia muito pequenos que se desintegram e não chegam a atingir a Terra.
As chuvas de meteoros são fenômenos anuais, que acontecem em épocas já estabelecidas do nosso calendário. As mais conhecidas e bonitas são as Leônidas e as Perseidas, mas nós separamos outras chuvas de meteoros que podem surpreender você! Lembre-se que um céu sem Lua e distante das luzes da cidade, além de uma dose de paciência, favorecem a observação das populares estrelas cadentes.
ABRIL
Lirídeas: ocorre no final de abril e você pode observar essa chuva de meteoros a partir da constelação de Lira.
MAIO
Eta Aquarídeas: o fenômeno ocorre na primeira semana de maio e pode proporcionar uma boa quantidade de meteoros por hora. Sua radiante é na constelação de Aquário.
JULHO
Delta Aquarídeas: sua ocorrência é no final de julho - seu pico está previsto para os dias 27 e 28.
Também ocorre na constelação de Aquário.
AGOSTO
Perseidas: a constelação de Perseu é o ponto inicial desta chuva de meteoros que ocorre em agosto. Seu auge deve acontecer entre os dias 11 e 12 do mês.
OUTUBRO
Orionídeas: ocorre no final do mês e sua origem está na constelação de Órion.
NOVEMBRO
Leonídeas: seu ponto alto é em meados de novembro e, como o nome sugere, seu radiante é na constelação de Leão.
DEZEMBRO
Geminídeas: com origem na constelação de Gêmeos, pode ter uma alta taxa de meteoros por hora. Ela acontece em meados do mês.
Veja também
Veja algumas belas fotos da chuva de meteoros Perseidas de 2013
Popularmente conhecidas como "lágrimas de San Lorenzo", a anual chuva de meteoros Perseidas rendeu um show de estrelas cadentes no céu noturnoFonte: Momento Astronômico