Quase invisível! Cientistas do Japão criam rato com pele transparente
Embora a invisibilidade completa – certamente um dos assuntos mais intrigantes e abordados pela ficção científica – permaneça ainda no terreno do meramente imaginável, a verdade é que uma equipe de pesquisadores japoneses chegou a algo bastante inquietante: eles criaram ratos com a pele absolutamente transparente.
Trata-se de um método que consegue erradicar quase por completo a cor da pele de um animal, para permitir que seus órgãos sejam examinados sem a necessidade abri-lo. Espera-se que a nova técnica dê aos cientistas “uma nova forma para entender a estrutura em 3 dimensões dos órgãos e permita que eles vejam como alguns genes se comportam em diferentes tecidos”, afirmou Kazuki Tainaka, o principal responsável pelo estudo.
O projeto, no qual também colaboraram a Universidade de Tóquio e a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão, teve como foco um componente chamado “haema”, responsável por dar ao sangue sua característica cor vermelha, presente na maior parte dos tecidos do corpo. A técnica consiste no bombeamento de uma solução salina no coração do animal, de modo que todo o sangue seja removido do sistema circulatório. Depois, um reagente é injetado para separar a “haema” da hemoglobina, que, até então, permanece nos órgãos do rato. Duas semanas mais tarde, chega-se à descoloração, que é praticamente transparente. Esse processo “poderá ser utilizado para estudar como são desenvolvidos os embriões, ou estudar as fases do câncer e outras atividades celulares”, afirmou Hiroki Ueda, outro cientista envolvido no projeto.
Fonte: La Nación