Rara espada de guerreiro viking é encontrada na Turquia
Arqueólogos encontraram uma espada viking na antiga cidade bizantina de Patara, que hoje fica na Turquia. De acordo com especialistas, é bastante raro achar objetos dos lendários guerreiros nórdicos naquele país. Acredita-se que a relíquia tenha cerca de mil anos.
Vídeo relacionado:
Segundo Şahin, a lâmina, que mede 43 centímetros, está corroída e quebrada em vários pedaços. Ainda de acordo com ele, o artefato pode ter pertencido a um guerreiro varegue. Os varegues foram vikings que se deslocaram para o leste e sul de sua terra-natal, fixando-se no território ocupado pelas atuais Rússia, Bielorrússia e Ucrânia, chegando eventualmente a Jerusalém, Constantinopla e Bagdá.
A partir do século X, diversos varegues serviram como mercenários no exército bizantino, formando a chamada Guarda Varegue. Şahin levanta a hipótese de que o proprietário da espada era um soldado daquela guarnição. O arqueólogo também disse que existe a possibilidade de a lâmina ter pertencido a um guerreiro que tentava invadir Constantinopla (atual Istambul).
Fontes: The Vintage News e Realm of History
Imagem: Universidade Akdeniz/Reprodução