Raro martelo de Thor é encontrado durante escavações na Suécia

Durante escavações na localidade sueca de Ysby, arqueólogos fizeram uma descoberta que remonta ao tempo dos vikings. Eles encontraram um amuleto em formato do martelo de Thor, o deus nórdico do trovão. Acredita-se que o artefato seja datado de algum período entre os séculos IX e XI.
Resistência ao cristianismo
O amuleto foi classificado como uma peça "sem igual" pelos pesquisadores. Isso porque trata-se da primeira peça do tipo a ser encontrada no condado de Halland, onde Ysby fica situada. Medindo apenas 3 cm, o artefato é feito de chumbo (mas pode ter sido revestido de ouro ou prata no passado).
A ‘unique’ Thor’s #hammer has been unearthed in a dig in #Sweden, thought to have been worn for protection during the #Viking resistance to #Christianization.
— Ancient Origins (@ancientorigins) October 18, 2022
Read more: https://t.co/vNtCNd7Q81 pic.twitter.com/rGY16ZVuJJ
Thor era um dos principais deuses da mitologia nórdica. Ele era venerado por várias culturas, desde a Noruega até o Reino Unido, antes da expansão do cristianismo. A divindade era conhecida por sempre carregar seu martelo, chamado Mjölnir.
O artefato encontrado em Ysby data da época na qual o cristianismo começou a se espalhar pela Suécia. Como era um símbolo da mitologia nórdica, os pesquisadores acreditam que o martelo pode ter sido usado por alguém que se recusava a adotar uma crença estrangeira. Seria uma forma de a pessoa resistir à religião cristã e afirmar que continuava a venerar as divindades locais.