Ruínas de fortaleza romana perdida são encontradas na Escócia
As ruínas de uma fortaleza romana perdida foram encontradas por arqueólogos na Escócia. A edificação de pequeno porte era uma das 41 estruturas defensivas construídas ao longo da Muralha de Antonino, construída pelo imperador Antonino Pio em 142 d.C. A descoberta aconteceu nas proximidades da escola primária de Carleith, na localidade de West Dunbartonshire.
Torres de madeira
Ao menos desde o século XVIII sabia-se que as ruínas ficavam na região, mas ninguém conhecia sua localização exata. Escavações anteriores para encontrar o forte nas décadas de 1970 e 1980 não tiveram sucesso. Agora, usando uma nova tecnologia de levantamento geofísico, os arqueólogos finalmente conseguiram encontrar os restos enterrados da edificação.
Archaeologists discover remains of Roman fortlet near Clydebank https://t.co/owmXvPRqBG pic.twitter.com/OOLvCFsU5P
— BBC Scotland News (@BBCScotlandNews) April 19, 2023
O forte consistia em dois pequenos edifícios de madeira cercados por uma muralha de pedra e turfa medindo cerca de dois metros de altura, construída ao longo do lado sul da Muralha de Antonino. A muralha tinha duas torres de madeira acima de portões em lados opostos, um ao norte, por onde passavam pessoas, animais e carroças, e outro ao sul. A fortaleza possivelmente abrigava entre 10 a 12 soldados romanos.
“É ótimo ver como nosso conhecimento da história está crescendo à medida que novos métodos nos fornecem novos insights sobre o passado", disse Riona McMorrow, do organismo responsável pelo patrimônio histórico da Escócia. "A arqueologia é muitas vezes um trabalho de detetive, e a descoberta em Carleith é um bom exemplo de como uma observação feita há 300 anos e uma nova tecnologia podem se unir para aumentar nossa compreensão", completou.