Sabia quem é o brasileiro cotado ao Nobel de Física
Um cientista brasileiro está no seleto grupo de pesquisadores que poderá receber o Prêmio Nobel de Física no próximo dia 3 de outubro.
O nome do físico paranaense Celso Grebogi está entre os citados no 2016 Thomson Reuters Citation Laureates.
Ele aparece em co-autoria com Edward Ott e James A. Yorke ao prêmio por uma teoria sobre o controle de sistemas caóticos. Trata-se do Método OGY, que recebeu esse nome em homenagem às iniciais dos pesquisadores.
O trabalho dos três pesquisadores desafiou a crença de que o caos era incontrolável e se tornou uma referência na área. A pesquisa do trio em dinâmica caótica combina métodos e técnicas analíticas com vastos experimentos computacionais com o objetivo de estabelecer princípios matemáticos básicos que cientistas e engenheiros são capazes de aplicar em seus próprios campos.
Grebogi comemorou a chance de estar entre os concorrentes ao prêmio, mas ele não acredita ser favorito ao Nobel de Física.
“Eu diria que receber o Citation Laureate 2016 do Thomson Reuters é uma honra muito grande. Isso foi uma boa surpresa, raramente um brasileiro está nessa lista, mas acho muito difícil levar o prêmio este ano por causa do experimento que fez a detecção direta de ondas gravitacionais, confirmando uma previsão de Einstein feita em 1916”, diz o cientista, em entrevista à Gazeta do Povo, de Aberdeen, na Escócia, onde mora atualmente. “É, no entanto, um privilégio nosso trabalho ser considerado na mesma companhia de tão significativos desenvolvimentos em física”.
Infância difícil
Filho de imigrantes poloneses que sabiam apenas ler e escrever, o pesquisador nasceu em Curitiba em 29 de julho de 1947. Sua infância foi pobre, mas isso não impediu que Grebogi fosse dedicado aos estudos. Grebogi graduou-se em Engenharia Química pela UFPR, em 1970, e depois foi mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Em seguida, foi mestre e doutor em Física pela Universidade de Maryland (EUA) e pós–doutor em Física, especializado em Teoria de Sistemas Dinâmicos, pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). O pesquisador ocupa a cátedra Sixth Century Chair em Sistemas Complexos e Não-Lineares da Universidade de Aberdeen, na Escócia.
Com mais de 400 publicações e centenas de palestras em conferências, universidades e instituições de pesquisa, Grebogi já recebeu vários prêmios e títulos. Entre eles: doutor honoris causa da Universidade de Potsdam (Alemanha) e Universidade Le Havre França) e o de professor honorário das universidades de Aberdeen, de Tecnologia de Xi’an (China), de Lanzhou (China) e Xi’an Jiaotong (China).
Citações
O ranking da Thomson Reuters indica quais são os pesquisadores que exercem grande influência na comunidade científica nas áreas de Química, Física, Fisiologia ou Medicina e Economia. O impacto dos estudos desses cientistas é medido pela quantidade de citações que eles recebem – apenas no Google Scholar, o brasileiro foi citado mais de 31 mil vezes, foram mais de mil citações todos os anos desde 1995.
Fontes: Gazeta do Povo , Thomson Reuters
Imagem: Divulgação/University of Aberdeen