Santuário do Império Romano “relativamente intacto” é encontrado na Holanda
Arqueólogos encontraram as ruínas de um raro santuário do Império Romano em Herwen-Hemeling, na Holanda. Os pesquisadores acreditam que a edificação, que foi classificada como “relativamente intacta”, tenha sido usada há cerca de dois mil anos. Os restos de estátuas de divindades, relevos e gesso pintado foram descobertos no local, que abrigava vários templos.
Soldados romanos
Os resquícios de pelo menos dois templos, utilizados entre os séculos I e IV d.C., foram encontrados no topo de uma pequena colina. Um deles tinha estilo galo-romano (cultura romanizada da Gália) enquanto outro, menor, ficava a poucos metros de distância. Ambos apresentavam paredes com pinturas coloridas.
Os pesquisadores acreditam que o santuário era utilizado por soldados romanos. De acordo com o Ministério da Cultura da Holanda, é a primeira vez que um complexo desse tipo é encontrado no país. No local, foram encontrados restos de várias dezenas de pedras votivas (pequenos altares), que oficiais de alta patente usavam para fazer pedidos e agradecer aos deuses. Algumas delas são dedicadas a Hércules Magusanus, Júpiter-Serapis e Mercúrio.
In Gelderland is een compleet en relatief ongeschonden Romeins heiligdom ontdekt. Bijzonder is de vondst van complete votiefstenen gewijd aan verschillende goden en godinnen.
— Rijksdienst voor het Cultureel Erfgoed (@RCE_erfgoed) June 20, 2022
ℹ️ https://t.co/cSGAfN8ejw pic.twitter.com/Dxt9Lbw7Xr
O complexo abrigava ainda um grande poço de pedra que provavelmente tinha uma função especial, pois incluía uma escada de pedra que descia até a água. Além disso, foram encontrados vestígios de grandes fogueiras de sacrifício ao redor dos templos. Muitos fragmentos de arreios de cavalos, armaduras e pontas de lanças e lanças também foram identificados no local.