Sapato infantil de 2.200 anos é encontrado bem preservado na Áustria
Um pé de sapato infantil de 2.200 anos foi encontrado por arqueólogos durante escavações nas profundezas de uma antiga mina de sal na Áustria. Situada no vilarejo de Dürrnberg, a mina vem sendo explorada desde a Idade do Ferro (800 a.C. - 1 a.C.). Os pesquisadores ficaram impressionados com o excelente estado de preservação do calçado de couro.
Visão rara dos mineiros da Idade do Ferro
“A condição do sapato é excelente”, disse Thomas Stöllner, chefe do departamento do Museu Alemão de Mineração. "Os materiais orgânicos geralmente se decompõem com o tempo. Descobertas como o sapato desta criança... oferecem uma visão extremamente rara da vida dos mineiros da Idade do Ferro", completou.
Segundo os pesquisadores, o sapato mede o equivalente a um calçado infantil atual de tamanho 29. Os arqueólogos disseram ainda que o sapato preserva um resto de cadarço feito de linho, o que indica como ele era amarrado. Embora apenas um pé tenha sido encontrado, a descoberta sugere que crianças estavam presentes na mina há mais de dois milênios.
Além do sapato, os arqueólogos encontraram outros artefatos no local. Entre eles, estavam um fragmento de uma pá de madeira e restos de pele com laço (que podem ter pertencido a um capuz de pele). Os arqueólogos disseram que as escavações na região continuarão nos próximos anos com o objetivo de obter o máximo possível de informações sobre o trabalho dos mineiros da Idade do Ferro e o seu modo de vida.