Submarino desaparecido há mais de 50 anos é encontrado na costa da França
Um submarino que havia desaparecido em 1968 foi localizado na costa da França. A embarcação da marinha daquele país fazia um treinamento militar quando aconteceu o desaparecimento. Ao todo, 52 marinheiros estavam à bordo do La Minerve.
A ministra da defesa da França, Florence Parly, afirmou que a descoberta do submarino é um alívio, além de ser uma façanha técnica. “Estou pensando nas famílias que esperaram tanto tempo por este momento”, disse ela. A causa do acidente que causou o desaparecimento da embarcação nunca foi esclarecida.
Desde o desaparecimento, várias expedições para localizar o submarino não tiveram sucesso. Agora, a embarcação foi encontrada com a ajuda de de drones aquáticos pela empresa Ocean Infinity. O La Minerve estava a uma profundidade de 2.370 metros, a 45 km de Toulon, que abriga uma base naval francesa.
Familiares dos tripulantes esperam que agora eles tenham uma resposta sobre o que aconteceu. André Fauve, filho do comandante da embarcação, disse que este é um momento de “grande emoção” para as famílias dos marinheiros que morreram no acidente. "É o fim de uma longa espera", disse François Meunier, cujo irmão Marc estava à bordo do La Minerve.
Le sous-marin La Minerve coulé en 1968 retrouvé en Méditerranée, à son bord les corps d'un Creusois et d'un Corrézien https://t.co/rJjnWr7B1v pic.twitter.com/kqp2T2ySDv
— La Montagne (@lamontagne_fr) July 22, 2019
Fonte: The Guardian
Imagem: Granit29, via Wikimedia Commons