Táxis voadores e sem motorista começarão a operar em Dubai ainda este ano
Quem teria coragem de encarar um mini-helicóptero sem piloto?
Vídeo relacionado:
Segundo foi informado pelo departamento de transportes da cidade, espera-se que, para julho deste ano, drones de oito rotores fabricados pela empresa chinesa Ehang comecem a circular pelos céus de Dubai. Essas máquinas terão capacidade para transportar uma pessoa e uma mala pequena (peso total de 100 kg). Elas podem voar até 50 km ou por 30 minutos, com uma carga única de bateria, e sua velocidade máxima é de 160 km/h.
Conforme antecipou Mattar Al Tayer, diretor-geral da Autoridade de Estradas e Transportes, o drone já foi testado com sucesso pelos céus. Esses artefatos estão equipados com tecnologia à prova de falhas e aterrissarão imediatamente diante de qualquer contratempo, para garantir a segurança do passageiro. Seu percurso é controlado e monitorado constantemente através de um centro de comando.
Dubai já possui o maior sistema de transporte subterrâneo sem condutor do mundo e, no ano passado, deu início a um programa de testes que utiliza veículos automatizados. O primeiro-ministro dos EAU, o xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, anunciou que a expectativa para 2030 é que pelo menos 25% de todas as viagens na cidade sejam realizadas em veículos sem piloto.
Assista ao vídeo:
Fonte: NY Times
Imagem: Agence France Presse