Inicio

Textos que detalham a história da capital dos astecas são recuperados no México

Documentos ricamente ilustrados também falam a respeito da conquista do império pelos espanhóis
Por History Channel Brasil em 26 de Março de 2024 às 16:01 HS
Textos que detalham a história da capital dos astecas são recuperados no México-0

Importantes textos antigos que resgatam a história da capital dos astecas e sua conquista pelos espanhóis foram recuperados no México. Escritos em náhuatl (linguagem nativa daquele povo pré-colombiano) e espanhol, os três documentos abordam um período de transição entre os séculos XVI e XVII. Além disso, os registros são ricamente ilustrados com pinturas.

Tenochtitlán

Os astecas governaram uma grande área do México durante os séculos XV e XVI. Sua capital era Tenochtitlán, onde hoje é a Cidade do México. Entre 1519 e 1521, espanhóis conquistaram aquele povo e dominaram a região.

O governo do México adquiriu os documentos, conhecidos como Códices de San Andrés Tetepilco, de uma família que possuía o material há gerações. Um dos textos descreve a fundação de Tenochtitlán por volta de 1300 e os senhores que a governaram nos tempos pré-hispânicos. O códice também descreve a conquista asteca da cidade de Tetepilco por volta de 1440 e como o governante desse local jurou vassalagem aos astecas.

Os textos até mesmo detalham a chegada dos espanhóis em 1519 e o domínio deles até o ano de 1611. Os espanhóis continuaram a governar o México até 1821, quando o país se tornou independente.

Fontes
Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH)
Imagens
©SC. INAH, BNAH/Divulgação