Texugo encontra centenas de moedas do Império Romano na Espanha
Um verdadeiro tesouro arqueológico foi encontrado na Espanha por um texugo. Centenas de moedas do Império Romano foram descobertas graças aos trabalhos de escavação do animalzinho. As peças datam de um período entre os anos 200 d.C. e 400 d.C.
Texugo arqueólogo
A descoberta aconteceu em abril de 2021 e acaba de ser abordada em um estudo publicado no periódico científico Journal of Prehistory and Archaeology. Acredita-se que o "texugo arqueólogo" desenterrou as 209 moedas enquanto procurava comida na caverna La Cuesta, na região das Astúrias, durante um inverno rigoroso. No ano passado, a tempestade Filomena cobriu a Espanha com uma quantidade recorde de neve.
As moedas foram avistadas depois por Roberto García, habitante da região. Ao se deparar com os artefatos, ele entrou em contato com especialistas. "Quando chegamos, encontramos o buraco que levava ao ninho do texugo, e o chão ao redor dele cheio de moedas", disse o arqueólogo Alfonso Fanjul em entrevista à CNN.
Em sua maioria as moedas são feitas de cobre e bronze. Análises indicaram que elas foram cunhadas em vários lugares diferentes do Império Romano, incluindo Constantinopla (atual Istambul), Tessalônica, na Grécia, e Londres. As peças correspondem ao período romano tardio, quando bárbaros como os suevos chegaram à península ibérica. Acredita-se que elas foram escondidas por algum morador na época que esses povos invadiram a região.