Inicio

Tumba contendo joias e várias gerações da mesma família é encontrada no Egito

Descoberta rara aconteceu durante escavações de uma missão arqueológica na necrópole de Asasif
Por History Channel Brasil em 07 de Novembro de 2024 às 16:12 HS
Tumba contendo joias e várias gerações da mesma família é encontrada no Egito-0

Uma missão arqueológica egípcio-americana revelou uma tumba do Império Médio contendo sepultamentos intactos e joias na necrópole de Asasif, no Egito. No total, foram descobertos onze túmulos, incluindo os esqueletos de cinco mulheres, dois homens e três crianças. Acredita-se que os indivíduos podem representar diversas gerações da mesma família.

Colares e amuletos

Entre os artefatos encontrados na tumba, foram identificados colares, braceletes, anéis de escaravelho e cintos adornados com pedras como ametista, cornalina, granada, faiança azul-esverdeada e feldspato. Os amuletos encontrados nas joias incluem cabeças de hipopótamos, falcões, olhos de wedjat e uma cabeça de cobra, entre outros. Uma análise das peças indicou que os sepultamentos datam da 12ª dinastia (1981 a 1802 a.C.) e da 13ª dinastia (1802 a 1640 a.C.). 


Uma das peças que mais se destacam é um colar de 30 contas de ametista com um amuleto de amazonita no centro e um cinto de contas de cornalina, conectadas por faiança azul em formato de anéis. Apesar de danos provocados por enchentes, os arqueólogos conseguiram reconstruir as joias ao observar a posição original das contas no solo seco ao redor dos esqueletos.

Além das joias, foram encontrados espelhos de cobre ou liga de cobre, com hastes elegantes de marfim, incluindo um espelho com cabo em forma de flor de lótus e outro com a rara representação de Hathor com quatro faces. A descoberta também inclui uma figura de fertilidade em faiança azul-esverdeada, com cabelo originalmente feito de cerca de quatro mil contas de barro, dispostas ao lado da figura.

Fontes
South Asasif Conservation Project e Live Science
Imagens
Ministério das Antiguidades do Egito/Divulgação