Um roteiro para poucos! Uma noite no deserto do Saara, o maior e mais quente deserto do mundo
Com metade do território composto por deserto, a primeira ideia que vem à mente quando se pensa em Marrocos é exatamente a de paisagens desérticas e as típicas construções em tom avermelhado. Na verdade, a aridez desse país surpreendente se encontra em muitos momentos com paisagens inimagináveis como cachoeiras, oásis, praias de águas claras, florestas e quatro grandes cadeias montanhosas, além de um litoral que se divide entre Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo. Marrocos é uma opção exótica e instigante para se conhecer. Um país que transborda tradições, costumes e cores. Um lugar capaz de despertar todos os sentidos.
Em Marrakech, a Medina é um verdadeiro labirinto cheio de becos, arcos, trânsito caótico de cavalos, motos, pessoas. Suas ruelas escondem dentro de pequenas portas um mundo paralelo repleto de cores, texturas, formas. O que, externamente, parece ser somente construções em tons de barro, internamente, revela a surpresa de uma arquitetura deslumbrante.
Os “Souks”, mercados ou feiras que existem entre as medinas, se encontra de tudo. É interessante reservar algumas horas para explorar cuidadosamentea riqueza dos itens que ali se encontram: luminárias, peças artesanais em couro, tapetes, tecidos estampados, colares, pedras, óleo de Argan, porcelanas, peles de animais como cobra e muitos tipos de artesanato. Existem também as lojas de temperos, currys, especiarias e ervas medicinais para todos os tipos de tratamento.
Entre os principais pontos turísticos de Marrakesh está o Palácio Sultão, a Mesquita dos Escribas, o Parque Agudal e a Praça Djema el Fna. É principalmente nessa praça central que se encontram os famosos encantadores de cobras, os macacos e onde durante todo o dia e noite junta-se uma multidão de pessoas para provar os pratos típicos marroquinos. A população local, em sua maioria muçulmanos, é extremamente receptiva e oferece o famoso chá de hortelã antes e após as refeições.
Para os mais aventureiros, é oferecido um passeio mais ousado, uma experiência única na vida: passar uma ou duas noite no deserto do Saara, o maior (sua área total é de 9.065.000km²) e mais quente deserto do mundo. Em determinadas épocas do ano é possível visitá-lo em temperaturas agradáveis, não muito extremas.
O deserto é cheio de histórias de fósseis de dinossauros e outros animais, além de resquícios de antigas civilizações que já foram encontrados ali. O vento muitas vezes é bastante forte, o que provoca o constante movimento das dunas. Esta variação de terreno é o que auxilia nas famosas miragens.
Para visitar o deserto existem dois passeios: a opção longa, de três dias, e a de duas. No modo mais curto, é preciso dirigir seis horas de Marrakesh, passando por pequenos vilarejos e vales ao longo do caminho, com pequenas paradas nas comunidades locais, até que chegar ao ponto de trocar de meio de locomoção: cada um se acomoda em seu dromedário para um trajeto pelo início do deserto, passeio que pode durar até duas horas. Chegando ao acampamento, é servida uma bela refeição, simples e saborosa, numa tenda decorada com tapetes por todos os cantos, teto, paredes, chão. Oferecem música local onde convidam todos a dançar e cantar nesse cenário único: a noite sob um céu absolutamente estrelado, silêncio absoluto e profundo. Uma experiência a ser vivida. No dia seguinte, o céu amanhece entre as dunas de areia anunciando o novo dia, e o retorno à cidade.
Uma curiosidade aos ainda mais aventureiros: é também no deserto do Saara que ocorre anualmente a Maratona das Areias (Marathon des Stables, Marathon of the Sands, or Sahara Marathon), conhecida como a corrida mais difícil do mundo que, basicamente, consiste em percorrer um trecho que varia entre 230 e 250 quilômetros. Com duração de aproximadamente 7 dias, a maratona exige que os participantes percorram o trajeto carregando todos os seus pertences e comida para o desafio. Água e tendas são fornecidas pelos organizadores. Um país repleto de histórias, magia e histórias de reinos, sultões, conquistas, Marrocos é um país que desperta a imaginação de cada visitante.
Veja abaixo mais imagens
Texto: Bruna Toledo / fotos: Bruna Toledo e Lucas Valentim