Você acha que o coronavírus é assustador? Conheça 3 pandemias que mataram milhões de pessoas
Por Thiago Gomide do Tá na História.
Parceria HISTORY e Ta Na História
O novo coronavírus, que ainda não é uma pandemia, assusta e muito.
Pensando em acalmar, resolvemos dar uma olhada na história. Esmiuçamos como o Brasil e diversos lugares do mundo enfrentaram a varíola, a peste negra e a gripe espanhola. Foi muito complicado!
Essas doenças, individualmente, mataram milhões de pessoas. Só a Espanhola, como ficou conhecida, fez mais vítimas do que a soma das duas maiores guerras mundiais.
No vídeo, por exemplo, você vai ver como a resistência a vacinação contra a varíola fez com que vivêssemos uma revolta no Rio de Janeiro. As fake-news prejudicaram o processo de imunização. Centenas de presos foram enviados para o Acre, chamado na época de Sibéria tropical.
Quais foram os impactos da peste bubônica ou peste negra na Europa? Qual atitude arrojada de Oswaldo Cruz marcou a luta brasileira contra as pulgas dos ratos contaminados, vetor de transmissão? Essas e outras perguntas foram respondidas.
Levando a fama de “túmulo dos estrangeiros”, o Rio de Janeiro viveu em 1918 as agruras de uma doença que ninguém sabe ao certo como começou nem como terminou. Adianto: as dores não ficaram restritas a então capital da república. Diversas cidades, entre elas São Paulo, sofreram com a gripe que teve seu ápice no finalzinho da Primeira Guerra Mundial.
O Carnaval de 1919, o primeiro depois do ponto final, foi aproveitado e muito. Há uma geração que é chamada de “filhos da gripe”.
Após conhecer os detalhes dessas três pandemias, acalma, pelo menos um pouquinho, saber que estamos melhor preparados para encarar o coronavírus.
Mesmo com toda deficiência, estamos melhor preparados.
Isso não tira nossa responsabilidade em nos proteger, não só do coronavírus, mas também do sarampo, da dengue, da Aids e de tantas outras epidemias e pandemias que assolam o país.
Saiba o resto da história apertando o play!
Ah, e não deixe de se inscrever no canal.
THIAGO GOMIDE é jornalista e pesquisador. Foi apresentador e editor do Canal Futura e da MultiRio, ambos dedicados à educação. Escreveu e dirigiu o documentário "O Acre em uma mesa de negociação". Além de ser o responsável pelo conteúdo do Tá na História, atualmente edita e apresenta o programa A Rede, na Rádio Roquette Pinto ( 94,1 FM - RJ).
A proposta do Tá na História é oferecer conteúdos que promovam conhecimento sobre personagens e fatos históricos, principalmente do Brasil. Tudo isso, claro, com bom humor e muita curiosidade.
Imagem: SuperPapero / Shutterstock.com