Waskiri: estrutura pré-hispânica encontrada na Bolívia surpreende arqueólogos
Uma equipe de arqueólogos argentinos e franceses encontrou uma estranha estrutura circular pré-hispânica na província de Carangas, na Bolívia. Os pesquisadores acreditam que o local pode ter hospedado rituais projetados para controlar o clima hostil da região. De acordo com os autores da descoberta, a construção é diferente de qualquer outra encontrada nos Andes.
Complexo religioso
O estudo assinado pelo argentino Pablo Cruz e pelos franceses Richard Joffre e Jean Vacher, detalha que o sítio arqueológico, batizado com o nome de 'Waskiri', fica próximo ao Rio Lauca, na fronteira entre a Bolívia e o Chile, no altiplano boliviano. O complexo ergue-se sobre “uma pequena colina que surpreende tanto pelas suas grandes dimensões (140 metros de diâmetro) como pelo seu desenho e regularidade”, afirmaram os pesquisadores.
Waskiri', the mysterious pre-Hispanic city discovered in Bolivia and bordering Chile https://t.co/nABzWwHCO4
— Pressenza in English (@PressenzaIPA) April 22, 2023
Para os pesquisadores, o local representa um centro cerimonial "completamente diferente", com características desconhecidas em outros locais encontrados na região. Ao todo foram encontrados 135 locais religiosos na área. "O centro cerimonial pré-hispânico Waskiri não é apenas uma descoberta surpreendente nesta região desértica pouco povoada dos Andes, mas também apresenta características inéditas nos Andes pré-hispânicos", detalha o estudo.
O local, conforme descrito, possui "um anel perimetral composto por 39 recintos contíguos, cada um com uma superfície entre 106 e 144 metros quadrados", que juntos encerram uma praça de aproximadamente um hectare, onde existem "abundantes fragmentos cerâmicos atribuídos aos períodos Intermediário Tardio e Tardio", ou seja, entre os anos 1.250 e 1.600 d.C