China desenvolve um “barco voador” para missões de resgate
A China anunciou o desenvolvimento de um "barco voador" para ser usado em missões de resgate. Trata-se de um veículo capaz de se deslocar na superfície do mar por meio de um motor a hélice e obter apoio do ar com suas asas. A aeronave pode viajar a uma velocidade de até 240 km/h e tem capacidade para 12 passageiros.
O modelo chinês é baseado nas aeronaves soviéticas ekranoplane, que usavam o chamado "efeito solo". Esse efeito consiste na diminuição do arrasto aerodinâmico que um objeto experimenta quando se aproxima de uma superfície para obter sustentação e aumentar a eficiência. Essa "almofada de ar" entre a superfície e a aeronave reduz o arrasto e permite que o veículo ganhe sustentação em velocidades mais baixas.
According to Chinese state media, a natively developed ground-effect "wingship" has completed 30 critical sea trials, opening the door for further development.https://t.co/26NRk4IzFf
— Interesting Engineering (@IntEngineering) April 10, 2023
Até agora, o veículo inovador , projetado para lidar com as duras condições do Mar da China Meridional, já passou por mais de 30 testes no mar. "Em comparação com aeronaves anfíbias ou gerações anteriores de aeronaves, este veículo de efeito solo de terceira geração com alta resistência a ondas melhorou significativamente em termos de navegabilidade”, disse Shi Yajun, pesquisador do Centro de Pesquisa Científica da China e responsável pelo desenvolvimento do veículo.
O barco voador será usado para missões de resgate e busca no mar, pois pode chegar rapidamente ao local de um acidente e permanecer próximo à superfície enquanto uma busca está em andamento. Além disso, ele seria capaz de pousar em águas próximas e navegar ou planar até o alvo e lançar equipamentos salva-vidas e suprimentos de emergência.