X-57 Maxwell: avião elétrico da NASA está quase pronto para decolar
O X-57 Maxwell, novo avião elétrico experimental da NASA, está prestes a decolar. A ideia é que a aeronave possa fazer seus primeiros testes de voo ainda em 2023. O uso de motores movidos a eletricidade poderá apontar o futuro no qual combustíveis tradicionais da aviação, como o querosene, serão substituídos.
Propulsão distribuída
De acordo com a NASA, o X-57 Maxwell acaba de completar com sucesso o teste térmico de seus controladores de motores de cruzeiro. Esse teste é importante para validar o design, a operacionalidade e a qualidade de fabricação dos controladores (componentes fundamentais para fornecer energia aos motores elétricos experimentais do avião). Esses sistemas complexos possuem partes sensíveis à temperatura e precisam ser capazes de resistir a condições extremas durante o voo.
O X-57 é uma versão modificada da aeronave italiana Tecnam P2006T. O avião conta com 14 hélices ao longo de suas asas e foi adaptado para funcionar inteiramente movido a eletricidade. Esse veículo aéreo é baseado no conceito de “propulsão distribuída”, uma combinação de muitas hélices, pequenos motores e várias baterias espalhadas ao longo da aeronave.
Os controladores do motor de cruzeiro convertem a energia armazenada nas baterias de íon-lítio da aeronave para alimentar seus motores, que acionam as hélices. Agora que os testes de solo validaram esses equipamentos sob as temperaturas mais extremas esperadas em voo, a equipe do X-57 está um passo mais perto de testá-lo no ar.