Empresa cria iate "voador" inspirado em carro elétrico de luxo
A startup Tyde anunciou o resultado de sua parceria com a gigante alemã BMW para construir embarcações de luxo com tecnologia sustentável. Seu primeiro barco foi batizado de The Icon e, além de seu estilo inovador, possui uma característica que o diferencia de qualquer outro veículo do gênero: é um iate "voador". O protótipo foi apresentado no Festival de Cannes.
Motores elétricos
Segundo seus desenvolvedores, o The Icon se desloca por meio de um sistema de hidrofólios derivado das corridas de barcos. Dessa forma, uma vez que o iate começa a navegar sobre a água, ele se desprende da superfície, exceto por uma pequena seção onde estão as hélices. Isso resulta em uma redução de até 80% no atrito em comparação com um barco convencional, proporcionando um movimento muito mais suave e confortável para os tripulantes.
Com 13,15 metros de comprimento, o The Icon conta com um sistema de propulsão composto por dois motores elétricos de 100 kW e 240 kWh, alimentados pelas mesmas baterias usadas nos carros BMW i3. A embarcação é capaz de alcançar velocidades de até 30 nós (aproximadamente 55 km/h). A estação de comando é equipada com um volante e uma unidade de controle digital que substitui os instrumentos náuticos tradicionais. Uma tela de 32 polegadas sensível ao toque oferece visualização de informações e interação digital. Comandos de voz permitem acesso a funções importantes, como informações de autonomia e previsões do tempo.
Ainda não foi confirmado quando o The Icon deve começar a ser fabricado. Também não foram divulgadas informações a respeito do preço estimado da embarcação.